Crônica Alexsandra Pitote
BULLYING- por Alexsandra Pitote
Bullying não é um fenômeno moderno, ele sempre existiu, infelizmente, porém hoje está sendo mais comentado pela mídia e nas escolas. Fica o nome em inglês para gozação, agressão, ofensa e humilhação. A gravidade é que esse padrão de comportamento está longe de ser inocente. Vez por outra, crianças e adolescentes têm desentendimentos e brigam. São brigas que têm uma razão. São acidentes. Acontecem e pronto. Depois delas, os briguentos podem fazer as pazes e se tornar amigos de novo. Isso nada tem a ver com "bullying". No "bullying", um indivíduo - o valentão - ou um grupo escolhe a vítima que vai ser seu "saco de pancadas". A razão? Nenhuma. Eles "não vão com a cara" da vítima. É preciso que a vítima seja fraca, que não saiba se defender. Se ela fosse forte e soubesse se defender, a brincadeira não teria graça.
Quantas crianças ou adolescentes estão sendo vítimas do bullying nesse momento? Os pais têm receio de que o filho seja alvo de humilhação, exclusão ou brincadeira de mau gosto por parte dos colegas, mas poucos são os que se preocupam em preparar o filho para que ele não seja autor dessas atividades.
Vamos, então, refletir a respeito desse fenômeno, nos questionar se nossos atos estão de alguma forma causando o sofrimento de alguém, por mais simples que seja. Vamos rever nossos conceitos e preconceitos. E que a prática da solidariedade, cooperação, tolerância, empatia, respeito às diferenças e compaixão caracterizem a atitude de amor, em busca da construção da paz.
FATOS e FOTOS
Palestra HPV
Mutirão verde-Dia da Árvore
Aniversário do CEJOPA-57 Anos
PEQUENOS ESCRITORES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Alunos da oficina Horta: Plantando Saúde, do Programa Mais Educação, lançaram um livro de Receitas de Reaproveitamento de Alimentos. O projeto teve a parceria fundamental da OT Mary Jeanne, do auxílio de diversas pessoas como: Edna Pinto, Márcia, Marisângela, Ana Cristina e da Animadora Cultural Elisângela Beraldi. “Foram realizadas pesquisas, utilizando a Internet como ferramenta didática, sobre o reaproveitamento de alimentos, cuidado e dicas para conservação e preparação de receitas com sobras de alimentos e uma alimentação mais saudável. Por fim, ocorreu à elaboração do livrinho de receitas, com o ajuda de pessoas que foram fundamentais para a confecção”, declarou Elisângela.
Feira de Ciências reúne invenções de nossos jovens estudantes
Alunos do C. E. José do Patrocínio tiveram a oportunidade de exercer a habilidade criativa com a criação de diferentes experimentos durante a Feira de Ciências 2010 da escola. O evento envolveu os alunos do Ensino Fundamental e professores que empenharam na organização e produção das experiências, além dos pais que foram prestigiar o trabalho criado pelos filhos.
Vários experimentos criados merecem destaques, como o teste de tensão, os materiais confeccionados de sucatas e outros. Alunos do 5° Ano reproduziram a erupção vulcânica.
Segundo a diretora Flávia Daniele, o evento teve como principal objetivo “colocar em prática as teorias vistas em sala de aula e despertar o espírito criativo dos alunos, de acordo com a curiosidade de cada um deles”, conta.
Flávia afirma que, este ano, os trabalhos foram relacionados com as disciplinas de ciências físicas e biológicas, mas na próxima edição do evento os alunos serão estimulados a produzir trabalhos interdisciplinares para que, dessa forma, possam ser trabalhadas todas as disciplinas vistas em sala de aula.