2012



Criatividade e inovação marcam feira de ciências
           
            Colonização do meio ambiente, senso de utilização, submarino, circuito elétrico e chuva ácida. Estas são algumas das ideias criativas, inventivas e inovadoras apresentadas pelos alunos do C. E. José do Patrocínio, na Feira de Ciências 2012.  A apresentação dos trabalhos dos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio faz parte das atividades que os professores vêm desenvolvendo, objetivando o desenvolvimento das potencialidades, o senso de sociabilidade, o incentivo aos educandos nos campos científicos e culturais e a promoção de uma maior integração entre os diversos segmentos da comunidade.
            Trabalhando com os Dez Mandamentos Ecológicos a Feira aponta algumas propostas de mudanças de sensibilização e de consciência ambiental, mostrando que a maior mudança são nossas próprias atitudes.
            De acordo com a diretora do CEJOPA, Flávia Daniele, a realização da Feira de Ciências é uma oportunidade que os alunos têm de conviver com  valores como o trabalho em equipe, ética, cidadania e responsabilidade social, acrescentando que cabe aos alunos a defesa e explanação do projeto desenvolvido pelo grupo com a supervisão e orientação dos professores”, conclui.





CRÔNICA:  Mudanças – Por Alexsandra Pitote


                Viver e não ter a vergonha de ser feliz....cantar e cantar e cantar. A beleza de ser um eterno aprendiz. Como cantou, Gonzaguinha, a vida é uma eterna aprendizagem, quanto mais sentimos que sabemos nosso rumo, ela pode mudar inesperadamente, sem nenhum aviso prévio, sem direito a ensaios, apenas muda...
            Mudanças fazem parte e não é nada fácil nos adaptarmos, é como cozinhar comida nova sobre as sobras do dia. Mas sempre aprendemos algo positivo com elas.
            Aprendemos que, por pior que seja um problema ou situação, sempre existe uma saída.
            Aprendemos que é bobagem fugir das dificuldades. Mais cedo ou mais tarde, será preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avançar.
            Aprendemos que é necessário um dia de chuva para darmos valor ao Sol, mas se ficarmos expostos muito tempo, o sol queima.
            Aprendemos que o tempo é precioso e não volta atrás. Por isso, não vale a pena resgatar o passado. O que vale a pena é construir o futuro. O nosso futuro ainda está por vir.
Então, aprendemos que devemos descruzar os braços e vencer o medo de partir em busca dos nossos sonhos.
            Quisera eu que a vida fosse um romance destes com um final feliz e um ponto final bem ali, no momento da felicidade... Mas a vida é feita de vírgulas e exclamações. Então aprenda a viver com esses pontos e aproveite o máximo as reticências que viver lhe traz.


FATOS e FOTOS

                                                                                 Café Literário - JORGE o AMADO  

                                                                    Palestra: Eu não tenho preconceito, e você?             

                                                                                                Festa Junina

                                                                         Projeto: VIDA Prevenção às Drogas.

                                                                         Dia do Desafio

                                                                                                  Cultura Urbana

                                                                                      Projeto Cinema para todos

                                                                                         Semana da Tecnologia

                                                                                 Direito dos Animais, prof. Grisiela.

                                                                       Visitação Pedagógica a Fazenda “Barra do Sul”.

                                                   Visita ao Aterro Sanitário da Codin.

                                                                            Saerjinho

                                             Trabalho sobre República Velha, dos alunos da EJA, com o  prof. Edmilson.

                                                              Semana da Inclusão

                                                       Visitação ao Espaço da Ciência

                                                                Desfile Cívico 2012

                                              Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.


PRODUTORES MIRINS 

              Alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da professora Meuris, participarão do Curso de Vídeo, onde aprenderão a produzir um curta metragem documental.
            As oficinas promovidas pelo projeto  “Cinema para Todos”, visa apurar e ampliar o olhar dos participantes, além de estimular o consumo e a produção audiovisual.
            Um dos alunos selecionados, Leonardo Oliveira, falou do vídeo produzido por ele e seus colegas: “Eu e meu grupo produzimos um vídeo que fala de alguns estilos do “Passinho”. Nossa intenção era deixar uma mensagem a todos para não ter preconceito com o funk, pois funk é cultura”.
(Prof. Meuris- Artes)

 DE OLHO NO MERCADO DE TRABALHO
                      Turmas do 9º ano tem um compromisso no dia 17 de outubro, visitar o canteiro de obras do Complexo Logístico e Industrial do Farol/ Barra do Açu. O objetivo da visita é despertar nos alunos o interesse em estudar e preparar-se para o mercado de trabalho.
            Segundo a Animadora Cultural, Elisângela Beraldi: “O canteiro Logístico veio enriquecer nossa região, e é de suma importância que nossos jovens educandos venham a conhecê-lo e se preparar para o desenvolvimento de suas potencialidades e habilidades”, ressalta.


EDUCAÇÃO EM FOCO:
  EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Por  Dark Eloisa ( sala de recursos do CEJOPA) 
           A sala de recursos do C. E. José do Patrocínio foi implantada em 2012, objetivando o serviço de natureza pedagógica para o atendimento aos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, matriculados em classes regulares de todos os níveis e modalidades de ensino.   Os alunos elegíveis para a sala de recursos são os que apresentam deficiência (mental, auditiva, visual e física), altas habilidades e superdotação.
            A política nacional de educação especial tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem desses alunos. O Brasil fez a opção pela construção de um sistema educacional inclusivo ao concordar com a Declaração Mundial de Educação para todos, firmada em 1990.
Não podemos avaliar as possibilidades de aprendizagem de uma criança  e de um jovem a luz de uma escala de desenvolvimento, pois cada criança e cada jovem é único em seu processo de desenvolvimento.
Para implementar essa inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais o governo criou a semana do déficit através da lei 5810 de 25 de agosto de 2010, que acontece de 21 a 28 de agosto, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar, autoridades e sociedade acerca dos direitos de cidadania das pessoas com deficiência.
O CEJOPA colocou esta lei em ação, através de murais com a linguagem dos surdos (LIBRAS), BRAILE, exposição de materiais da sala de recursos e apresentação de vídeos para as turmas, que mostram exemplos de vida e superação. 


É gente, realmente não é só na ficção!
 com Silvana Volino (prof. de Geografia)

Alunos 9º Ano do Ensino Fundamental desenvolveram nas aulas de geografia diversos trabalhos enfocando a sustentabilidade, realizando um trabalho de campo onde visitaram o aterro sanitário, da Codin- Lixão.  Os educandos interagiram com os catadores de lixo, adquirindo assim um vasto conhecimento das condições socioeconômicas vivenciadas por trabalhadores de Campos dos Goytacazes, assim como de outras regiões do Brasil.
            “As disputas valem o pão de cada dia. A lei do mais forte impera e os mais fracos devem procurar, em silêncio, outro lugar para escavar”.

LIXÃO...
“Assim como nós precisamos dos catadores de lixo, eles também precisam da gente, porque se não tivessem catadores o mundo iria ser uma montanha de lixo e se não existissem as pessoas para organizar o lixo, como eles iriam viver. Mas não é dessa maneira que os catadores devem trabalhar e sim do jeito certo, com máquinas, roupas e recebendo salário fixo, como um cidadão”.
                                                     (Milene Peixoto- T.902)

CATADORES DE LIXO
Apesar da miséria da matéria
Que os consome com sede e fome
Persiste a dignidade pulsante
De lutar pela vida com honestidade
na riqueza do lixo, impropriedade,
Transformar sua verdadeira Em alimento d'existência,
Em caminho e rumo,
Em arte e beleza...
Em sobrevida possível, única certeza...
Em desafio único pra se manter a decência
Em desafio constantemente D'um altar e precipício
D'onde vem o sustento, a esperança...
N'outras a morte ou o perigo...
Fazem pra si e por todos como cidadão
Que não esperam pelo governo hoje tão ausente
Que se promovem na dor e abandono das gentes


O caos da Copa
                A meu ver a Copa do Mundo no Brasil foi um grande erro, pois os nossos governantes não apresentam competência para organizar um evento de tamanha magnitude, uma vez que não foram tomadas medidas para que haja uma melhora e um rumo diferente seja tomado.
               O título que empreguei tem a ver com tudo o que está acontecendo hoje, as obras da Copa apresentam tantos problemas que, dentre eles, o mais grave é o resultado do trânsito de São Paulo que quanto mais se tenta melhorar, menos se resolve.
              Com esta situação o que podemos concluir é que se não fizermos algo para solucionar este problema, será uma vergonha para o nosso sistema político.
      Aluno: Glauter Notenos de Medeiros                  Turma:3002


Para pensar:
DIREITO DOS ANIMAIS
     com Grisiela Gomes (prof. de História)
Muitas curiosidades envolvem a História da civilização egípcia, uma delas era a veneração que esse povo tinha por um animal: o gato.
            Resgatando na História egípcia a paixão desse povo pelo gato, foi possível desenvolver com os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, da turma 605, um trabalho sobre os direitos dos animais na sociedade brasileira atual.
            A primeira parte do trabalho foi uma pesquisa em que os alunos relataram se gostam e possuem animais de estimação, se existem no Brasil leis de proteção aos animais e quais são elas e também casos de maus tratos aos animais acontecidos no Brasil e as respectivas reações da sociedade a esses casos.
            A segunda parte foi a elaboração de cartazes pelos alunos, em sala de aula. Depois foi feita uma discussão sobre toda essa temática.
            Todo trabalho que foi desenvolvido tem como proposta despertar a consciência crítica dos alunos para a causa dos maus tratos e direitos dos animais e também despertar a solidariedade, a humanidade e a responsabilidade social para a convivência com os bichos.
            É dever da escola formar cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, da sua responsabilidade pelas diversas causas que acometem os menos favorecidos, os injustiçados, os que não podem se defender- entre eles os animais- e é fundamental preparar as nossas crianças para serem pessoas melhores perante o mundo em que vivemos e capazes também de fazer ao menos, cada um a sua parte.


ORQUESTRANDO A VIDA
Através de uma parceria realizada entre o SESC Campos e a Orquestrando a Vida, a Banda Sinfônica Professor Hermes Cunha estará realizando mais um concerto pelo projeto Banda nas Escolas, e desta vez estará se apresentando C. E. José do Patrocínio, em concerto destinado especialmente aos alunos da escola.


POP(Procedimento Operacional Padrão_ GIDE)  


Aulas Mais do que Atrativas
                * A professora Cristine, de matemática  trabalhou com as turmas 1003 e 1004 o tema “Trigonometria na circunferência”. Com o objetivo de reconhecer o aspecto repetitivo do círculo trigonométrico, estudando os quadrantes e medidas de arcos, os alunos demonstraram muito interesse para o desenvolvimento do tema.
               *Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância de unir esforços para melhorar as condições ambientais do Planeta Terra e divulgar, no ambiente escolar, as propostas em relação à preservação da natureza, a professora Cândida desenvolveu o tema “Dez mandamentos ecológicos” em suas turmas.
           *  A professora Deolinda trabalhou com as turmas do 7º ano “RIO+20  Salve o nosso Planeta”.  S.O.S. para o nosso Planeta... Quanto vale o futuro?
            * O professor Edmilson Serpa desenvolveu com suas turmas da EJA, uma atividade sobre a República Velha, onde os alunos deveriam criar um paralelo  desta república e a política atual.


ALUNO INTEGRADO

Em Campos dos Goytacazes, doze escolas foram selecionadas para capacitar seus alunos no projeto aluno integrado, que é oferecido no Brasil inteiro e nosso Colégio está entre elas e nossos alunos : Matheus Costa, Katarina Cesário, Elenice Ribeiro e Lucas Fernandes, todos do Ensino Médio, estão participando com muita satisfação e empenho.
O Aluno Integrado é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado). Este programa foi criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, com o nome de Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). Em 2007, por meio do decreto 6300, passou a ser denominado Programa Nacional de Tecnologia Educacional.
O objetivo do Proinfo Integrado é promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação nas redes públicas de educação básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os estudantes e professores para uso das máquinas e tecnologias.
O Aluno Integrado tem como tema central educação e tecnologia para um mundo melhor, buscando explorar diferentes perspectivas dentro desse tema em todas as etapas da educação básica.
            A formação do curso conta com a atuação de tutores a distância e tutores presenciais, cada região conta com um número de tutores presenciais, em nossa região estão participando desta formação as Orientadoras Tecnológicas (OT) Mary Jeanne, Mariângela e a Multiplicadora Anita.
“Estamos desenvolvendo junto aos estudantes beneficiados pelo programa valores como disciplina, percepção social, concentração, cidadania e trabalho em equipe. São alguns dos elementos que esses futuros profissionais vão precisar no mercado de trabalho”, concluiu Nívea Maria, diretora adjunta do CEJOPA.
Mary Jeanne (Orientadora Tecnológica) 


AULA DE CAMPO, por Suzana Maria ( Prof. de Ciências / Biologia)
Os alunos do Ensino Fundamental EJA foram a Fazenda Barra do Sul, situada no Carvão, para realizarem uma aula de campo das diversas disciplinas, com atividades educativas: cultivo da cana-de-açúcar, inseminação artificial, visitação ao Museu com acervo da época do domínio de Portugal no Brasil, praça de matemática, sistemas de capitanias hereditárias, entre outras. Os alunos acompanhados pelas professoras Suzana Maria Santos e Kátia Maria Souza vivenciaram os conteúdos estudados em sala, na prática.





Quiz Educativo



1 - Qual o significado do arquivo "EXE"?
a)        Arquivo Extraível
b)        Arquivo de Vídeo
c)        Arquivo de Áudio
d)        Arquivo Executável
e)        Arquivo de Criação de Fotos
2 - Qual desses arquivos é necessário para a proteção do computador?
a)        Sistema operacional
b)        Gta San Andreas
c)        Antivírus
d)        Photoshop
e)        Nero
3 - Dos abaixo, quais são chamados de Sistema Operacional?
a)        Windows, Mac OS X e Linux
b)        Photoshop, Flash e Adobe Premiere
c)        Camtasia e Sony Vegas
d)        Pivot e Image Ready
4 - Qual o navegador que vem embutido com o Windows Xp Vista, 7 entre outros
a)        Internet Explorer
b)        Mozilla Firefox
c)        Opera
d)        Safari
e)        Goolge Chrome
5 - Qual a Ferramenta do Google usada para assistir Vídeos?
a)        G-mail
b)        Orkut
c)        Picasa
d)        Google Chrome
e)       You Tube



com Flávia Daniele  
Parabéns aos mestres do CEJOPA e a todos os mestres pelo seu dia e por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nossos alunos se sintam pessoas de valor; por os ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastarem o medo das coisas que não compreendem; levando-os, por fim, a compreendê-las...Por resolverem o que acham complicado... Por serem pessoas dignas de total confiança e a quem possam recorrer quando a vida se mostrar difícil...


MOMENTO JORNAL

Essa é a 14ª edição do Jornal CEJOPA Agora/ 2012, registrando um pouco da trajetória do 3º bimestre de uma escola que através dos seus dirigentes, professores, funcionários, alunos e comunidade escolar se empenham todo momento em fazer a escola crescer e acontecer.
O Jornal CEJOPA faz parte do trabalho realizado pelos alunos na Oficina do Programa Mais Educação
Produção: Alunos
Colaboração: professores, coordenadores, monitores, direção e funcionários.
Coordenação: Alexsandra Pitote
Tiragem: 500
Blog: http://jornalcejopaagora.blogspot.com/
Grafibel































Nenhum comentário:

Postar um comentário