3ª Edição 2010

JORNAL CEJOPA AGORA
Campos dos Goytacazes, novembro de 2010.


CEJOPA ACONTECE

CAPA


Café Literário com Noel Rosa no cardápio

Café Literário com Noel Rosa no cardápio!


O C. E. José do Patrocínio no dia 12 de novembro de 2010, promove o Café Literário inspirado pelo universo musical do cantor e compositor Noel Rosa, pelo centenário de seu nascimento. No cardápio, exposição e debates de obras, músicas e ritmos que consagraram Noel Rosa, novidades, atualidades e muita cultura. Aproxime-se, puxe uma cadeira e venha saborear o gosto pela cultura e pela música.
O evento acontece nos três turnos, onde alunos, professores e comunidade escolar terão a oportunidade de declamar, ouvir boa música, sonetos, poesias e crônicas, regados pelo entusiasmo e pelo um dos gênios da música popular brasileira.
Noel de Medeiros Rosa veio ao mundo no dia 11 de dezembro de 1910, no Rio de Janeiro, mais precisamente no bairro de Vila Isabel. Filho de Manuel Garcia de Medeiros Rosa e Martha de Medeiros Rosa, casal da classe média carioca, teve um parto difícil, onde o uso do fórceps pelos médicos provocou-lhe um afundamento da mandíbula e uma pequena paralisia na face, características físicas que o assombrariam vida afora.
Entre uma coisa e outra, Noel Rosa também foi um dos maiores e mais importantes compositores da música popular brasileira, sendo autor de clássicos como “Com que roupa?”, “Fita amarela”, “Palpite infeliz”, Três apitos” etc.
Segundo a professora Ana Teresa Caldas: “A nossa escola junto à Coordenação Pedagógica resolveu homenagear Noel Rosa pelo seu centenário e por sua biografia que retratará sua grande influência na música popular brasileira e como Poeta da Vila”, declara. Marilda Lobo, também professora da Unidade Escolar completa: “ O café Literário tornou-se um projeto importante para nossa escola, pois integra alunos e professores do Ensino Médio, no empenho de apresentar temas de destaque da nossa literatura, através de declamações, danças, jograis e caricaturas, valorizando e sensibilizando nossos alunos, preparando-os assim, para os desafios do futuro, finaliza.







Feira de Ciências


A Feira de Ciências do CEJOPA reuniu vários experimentos que envolveram alunos e professores. Saiba mais sobre esse grande evento na página 02.



MOSTRA DE ARTE E CULTURA agita Comunidade Escolar


O CEJOPA sediou a Mostra de Arte e Cultura “Marcelo Beraldi, o cara que pirou a Animação Cultural”. Leia mais na página 04.



ACONTECIMENTOS
FATOS E FOTOS que marcaram o 3° bimestre de 2010. Página 02
PEQUENOS ESCRITORES DO MAIS EDUCAÇÃO
          Saiba mais sobre os pequenos “grandes” escritores do CEJOPA! Página 02
EDUCAÇÃO EM FOCO
          As eleições no CEJOPA! Página 03
BULLYING
          Por Alexsandra Pitote. Página 02
FIQUE POR DENTRO
          O Pré-Sal e suas oportunidades. Página 03
INFORMÁRTICA
          O CEJOPA e o Programa INTEL- EDUCAR. Página 04
OPINIÃO
          A palavra é sua! Página 04