1ª Edição 2011








Como parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional, está acontecendo no CEJOPA desde o dia 27 de abril, o curso “Introdução à Educação Digital”, ministrado pela Orientadora Tecnológica Judy Tinoco, para professores do CEJOPA e de outras escolas. Com 18 professores inscritos e carga horária de 30 horas presenciais e 10 à distância, o curso visa familiarizar os professores e gestores escolares com os avanços tecnológicos e as possibilidades de utilizá-los como recursos pedagógicos e de comunicação. Entre os recursos tecnológicos considerados no curso estão: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs).

O ponto alto do curso é a utilização do ambiente de trabalho do Linux Educacional e seus aplicativos, preparados pelo MEC para os professores, como a barra de ferramentas Edubar ou barra de ferramentas educacionais, onde temos acesso aos sites Domínio Público (que disponibiliza material cultural que pode ser livremente utilizado), TV Escola (um canal sobre educação e para a educação que traz um série de documentários educativos), Programas Educativos divididos por disciplinas, Pacote de Escritório BrOffice, e alguns utilitários como calculadora e bloco de notas.

“Buscar a inclusão digital de nossos professores é a nossa meta, para que como consequência os nossos alunos possam receber uma educação inclusiva, tendo acesso as tecnologias de informação e comunicação (TIC), o que irá impulsionar seu desenvolvimento pessoal e sua futura participação no mercado de trabalho. Pois embora as tecnologias façam parte da realidade dos jovens, nem todos tem acesso a elas e ainda mais, eles precisam da orientação de professores capacitados para saber utilizar as TICs como ferramentas de aprendizado e construção do conhecimento e não apenas como diversão” diz Judy.
O endereço eletrônico é: http://educadigital-judy.blogspot.com







CRÔNICA
 NÃO TENHO TEMPO!

Será que os dias encurtaram e estamos vivendo na era da escassez de tempo?
Na correria do dia-a-dia temos cada vez mais a sensação de que o dia é pequeno demais para tantos afazeres. Tentamos correr para dar conta de tudo, porém temos a impressão de que o tempo nos foge por entre os dedos. E o pior é que nessa velocidade em que a sociedade caminha, parece que o mundo ficou sem tempo para nada, quanto às pessoas, estas cada vez mais incorporam em suas falas: “Não tenho tempo!”
Às vezes me pergunto para onde se foram o restante das minhas horas, onde eu as perdi, onde todos perderam suas horas que não as acham mais... Para hoje, agora, virou para ontem, trabalho, mais trabalho, malhação, êpa, também tenho que dar conta do lazer, da família, dos amigos, haja horas.
Dia desses conversando com minha amiga Evelise, nos vimos pronunciando a mesma fala: “Não tenho tempo!”, e nos indagamos sobre os ônus e bônus dessa correria toda e concluímos, que no final não conseguimos aproveitar nossas vitórias, pois estamos sempre buscando a meta seguinte, e a seguinte meta.
É tempo de termos tempo para parar e pensar que a vida é importante e que há de termos sempre tempo, porque o tempo passa igual para todos, mas  somos nós os responsáveis pela  maneira que o fazemos passar! 



Fotos e Fatos

Semana Pedagógica 2011


Reunião Geral


Palestra com as prof. Rosalle e Bianka Pires (UENF)


Apresentação da peça teatral "A Aurora da Minha Vida" 


CEJOPA Folia 2011


Oficinas "Sustentabilidade", Animação Cultural



Reaproveitamento de telas Prof. Telmo


Reunião de Pais


Espaços Físicos do CEJOPA turmas da profª Deolinda


 Trabalhos sobre "Solidariedade" - Profª Silvana Volino


Trabalho de Artes da profª Verônica e a turma JA 2004 - Pinturas Pré históricas


 Confecção de maquetes - Regionalização do território brasileiro, turmas do 7º Ano do Fundamental - Profª Deolinda


 Projeto Fatos da Atualidade "Tsunami" - 3º Ano Médio, profª Alexsandra


Aulas informatizadas com a profª Aline


Construção de tabelas a partir de gráficos, com a profª Cristine


Reunião sobre o GIDE - Gestão Integrada da Escola


Palestra sobre DST/AIDS, com Dr. Alexandre


 Comemoração da Páscoa


Homenagem Dia das Mães


 Dia das Mães - apresentações


Dia das Mães - apresentações


 Dia das Mães - apresentações


Dia das Mães - apresentações


3 Gerações




ALUNOS E PROFESSORES ESTÃO “ON”

As professoras de Língua Portuguesa, Ana Teresa e Alessandra, montaram com suas turmas blogs para postarem atividades e desafios aos alunos. O Blog ou diário virtual tem sido extremamente utilizado como ferramenta de comunicação e na educação como porta para troca de opiniões, postagem de trabalhos e pesquisas e construção colaborativa do conhecimento. Se desejarem conhecer o trabalho, fiquem “on” e façam uma visita aos endereços:





ARTE E EXPRESSÃO
Por Verônica Ferreira, profª de Artes



A função das aulas de arte é possibilitar um espaço de expressão. A atividade realizada na turma 2004 EJA, possibilitou a reflexão de todo processo de criação artística na vida do ser humano. “Foram utilizado nos trabalhos urucum, canela e café solúvel como material de pintura”.
            “A turma aprovou, pois ajudou a reunir a turma para fazer o trabalho e usar as habilidades artísticas, cada um com suas características”, relatou a aluna Aline Dias, da turma 2004EJA.
            “Manter nossa escola ativa e antenada com os acontecimentos locais e mundiais é nossa meta este ano. Queremos preparar nossos alunos para o mercado de trabalho e também para a vida- vida ativa, inclusiva e participativa”, diz Luciana Carla, diretora adjunta.




Estamos em tempo de mudanças e reformas interiores e do interior da escola inclusive, todos juntos participando da organização e limpeza do colégio.
Cuidar do meio ambiente e do ambiente que vivemos faz parte do nosso dia a dia, portanto vamos pensar em nosso planeta e dar essa contribuição da melhor maneira que pudermos, como por exemplo, mantendo as salas limpas, o pátio sem lixo no chão, usando as lixeiras, os banheiros limpos e conservados, agindo assim poderemos ajudar o planeta, o nosso colégio e a nós mesmos.
Nívea Maria – Diretora Adjunta








EDUCAÇÃO EM FOCO:

LIXARTE- A ARTE DE RECICLAR
Por Elisângela Beraldi (Animadora Cultural)

O C. E. José do Patrocínio vem mostrando cada vez mais que além de ser um espaço de saber também é um espaço voltado a busca de uma sociedade sustentável, buscando o equilíbrio da humanidade com a natureza.
      A problemática do lixo é abordada de maneira lúdica nas Oficinas Lixarte com a  animadora Cultural Elisângela Beraldi, discutindo a política dos 3Rs sobre o reaproveitamento, e a transformação de materiais descartados em objetos de arte, decoração, utensílios diversos, etc.     Além de contribuir para o aumento  da vida  útil dos materiais, diminuindo, portanto, a quantidade de lixo destinado ao aterro sanitário. As oficinas Lixarte incentivam a criatividade e a expressão artística do indivíduo, e ainda incentiva o desenvolvimento profissional e uma nova alternativa de renda. E o lixo vira arte, vira esperança, vira VIDA!!!

   Oficinas:
*Réplica de Pinturas da época da Pré-História, utilizando  colorau, curry, cravo, canela, pó de café...
*Confecção de vassoura Ecológica – utilizando garrafa pet
*Confecção de puff – utilizando pet
*Reaproveitamento de telas- utilizando folhas secas, sementes, grão, casca de ovo.. ( todo material encontrado em nossa Unidade Escolar);
*Reaproveitamento em cd..
*Produção de bolsas eco-bag, utilizando a técnica de contraste entre as cores: preto e branco. Utilizando a simbologia : FOLHAS 








PROJETO PAZ!                           Profª.  Silvana Volino



Construindo o conceito de solidariedade e amor ao próximo a turma 601 do Ensino Fundamental nas aulas de Projeto preparou-se para a Páscoa, culminando em um alegre e reflexivo painel, confeccionado com um espírito de paz e respeito ao Criador. Parabéns queridos alunos! A nossa escola ficou bem melhor com o bonito trabalho que vocês desempenharam.
            Enquanto isso, as turmas 804, 901 e 904 do Ensino Fundamental, mostraram que o Continente Africano merece respeito e atitudes humanizadas. Após fazerem leituras sobre a África e assistirem a vídeos que denunciam o abandono humano, concluíram que o berço da humanidade pede socorro. Percebendo a dor do outro, concluíram que é essencial a todos o respeito e solidariedade e também que devem aproveitar o que a escola oferece para a construção de uma sociedade mais justa. Através de painéis criativos e críticos os alunos mostraram habilidade, compromisso, cooperação e companheirismo.
            Este é o CEJOPA, oferecendo uma Educação que proporciona o crescimento humano. Parabéns alunos, professores e direção! Nós podemos mais!

"Não há caminho para a paz; a paz é o caminho". Mahatma Gandhi


TEXTO I
            As aulas de Projeto são legais e com elas aprendo o valor da vida, aprendi que me colocar no lugar do outro é um ato de respeito, consideração e reconhecimento.
            Aprendi sobre a África, que é um continente que sofre muito pela falta de informação, pela fome, miséria, falta de humanidades e doenças. A falta de informação é prejudicial em todos os aspectos, a educação principalmente.
                                                                Yasmin Sâmela Vieira – 901
TEXTO II
            As aulas de Projeto estão muito boas, os trabalhos, os bate-papos e tudo mais. Sem contar que a professora Silvana é ótima! O trabalho mais interessante que fizemos nesse bimestre foi o mural sobre a África. Foi muito bom porque nós vimos à realidade desse lugar, vimos situações como à miséria na África, onde não há escolas para todos, ainda que têm lugares que as crianças estudam nas ruas, e isso, é muito triste. E ainda que têm pessoas que não ligam para isso, mas se pelo menos se colocassem no lugar de qualquer pessoa que tivesse naquela situação, eles iam ver o que é passar fome de verdade. Muitos jogam comida fora, enquanto outros estão precisando. Não vamos mais desperdiçar essas coisas.
                                                                         Fernanda Keller - 901




CONSTRUINDO GRÁFICOS

A matemática está presente na vida das pessoas e deve ser encarada de maneira natural, e esse é um grande desafio para nós professores, que precisamos cativar a cada dia nossos alunos.
Dentro desse contexto foi desenvolvido um plano de aula que abordou a construção de gráficos a partir de tabelas, a ser ministrado nas turmas do 3º ano do Ensino Médio, envolvendo dados relacionados com temas do cotidiano, que ocorreu no Laboratório de Informática da nossa Escola.
            O tratamento de dados foi feito com o auxílio da planilha eletrônica Br Office Calc, que é um programa de computador do Linux, enfatizando a versatilidade de seu uso e nós pudemos contar com a parceria da OT Mary Jeanne.
            O objetivo do trabalho foi alcançado plenamente, pois foi possível familiarizar os alunos com as tecnologias disponíveis no nosso ambiente escolar, incentivando o trabalho em grupo e aguçando a curiosidade dos mesmos em relação ao uso da matemática no cotidiano, para tratamento de dados e realização de cálculos.
Professora: Cristine Lisbôa do Nascimento Simões
                                                                                                              Turmas: 3001 e 3002





PRODUÇÃO DE MAQUETES
Prof. Deolinda
            Conforme apresentação das maquetes sobre a Regionalização do Território Brasileiro, os grupos formados pelos alunos do 7º Ano se sobressaíram em suas apresentações, com uma diversidade na montagem e na utilização de materiais muito enriquecedor para o dia a dia de cada um. Fazendo assim, que os conhecimentos fossem melhor abstraídos e surpreendendo a todos com o grande desenvolvimento de cada um.
            A aluna Mikaela, da turma 701 relatou que foi uma experiência legal aprender a regionalizar, para algum dia quem sabe ingressar na área de engenharia civil, da política, ou de todas as áreas que viram com a construção das maquetes e conclui: “ Parabéns a todos os grupos que participaram do trabalho.”










ÁGUA: UM BEM PRECIOSO

         Para celebrar o Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, a turma 502, da professora Jacqueline elaborou diversos trabalhos sobre esse líquido precioso e  essencial à vida. “Os discentes participaram igualmente com grande empenho e elaboraram bons trabalhos, que puderam ser apreciados por toda escola”, relatou Jacqueline ao nosso jornal. A culminância dos trabalhos ocorreu no dia 04/04/11, com a Palestra sobre a Estação de Tratamento da Água (ETA), ministrada por Flávia, funcionária da ETA.



FIQUE POR DENTRO...


·         O aluno Carlos Hugo, da turma 502, que participa das aulas de Jiu-jítsu no CEJOPA recebeu o título de 1º lugar no Campeonato que aconteceu no Rio de Janeiro. Parabéns!
·         A Rádio CEJOPA, agora com Rodrigo, Pedro e Assaf anda animando a galera nos intervalos das aulas. Vamos aproveitar o espaço para mandar recados e pedir músicas!
·         As meninas que quiserem participar da equipe de Futsal feminino devem procurar o prof. Frederico. Vamos animar meninas!
·         O CEJOPA parabeniza os alunos: Bárbara da Silva Mendonça, Rhuana Freitas Rangel, Denilson Júnior Medeiros e Caíque Ferreira Amaral Soares, pela aprovação em: Análises Clínicas (FAETEC), Odontologia (FOC), Marketing (CFB) e Biologia (UNIVERSO).
·         A merenda do CEJOPA tem sido incrementada com couves e cebolinhas da Horta Escolar. A garotada adora o resultado do seu esforço, saladas saborosas!









CEJOPA FOLIA

Dez mil anos antes de Cristo, homens, mulheres e crianças se reuniam no verão com os rostos mascarados e os corpos pintados para espantar os demônios da má colheita. As origens do carnaval têm sido buscadas nas mais antigas celebrações da humanidade. O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam umas nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade, sentido que permanece até os dias de hoje.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas da Europa. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo foram incorporados ao carnaval brasileiro.
       Nos dias que antecederam a festa de carnaval os alunos das turmas 805 e 905 entraram no clima de folia e produziram juntamente com os professores uma festa de carnaval. Foram confeccionadas diversas máscaras, enfeites e serpentinas durante as aulas de Projeto e Artes. A iniciativa partiu das professoras Jane Figueiredo, Grisiela e Meuris e contou com o apoio da Animação Cultural e demais alunos e professores da escola que abrilhantaram essa grande folia.










O CEJOPA é + Educação

As oficinas do Programa Mais Educação do CEJOPA têm movimentado a escola de maneira dinâmica e lúdica, e os resultados  têm sido  positivos.  O programa Mais Educação é uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação), que visa por meio de atividades optativas melhorarem o ambiente escolar e o aprendizado dos alunos. O programa começou na escola do final de 2008. Os alunos  participam de uma série de atividades no contra-turno, como: letramento I, Letramento II, teatro, Futsal, banda e fanfarra, rádio escolar, jornal escolar e matemática.
                As oficinas do programa pretendem melhorar o rendimento escolar dos alunos, além de transformar a escola em um lugar que vai além do saber, um espaço prazeroso, nos conta a  diretora Flávia Daniele.

 Reunião de Pais do Programa Mais Educação

Oficina de Letramento I

 Oficina de Banda e Fanfarra

Oficina de Teatro

 Oficina de Letramento II

Oficina de Rádio Escolar

Oficina de Matemática

Oficina de Jornal Escolar

Oficina de Futsal


O que é educação em reforço?

                Ato ou efeito de educar.
                Modo de agir. Reforço.        
                Ato ou efeito de reforçar. (mais força, mais resistência a algo)
                Educação em reforço.
                Pessoas ou grupo de pessoas,
                Convocadas para tornar algo mais forte ou eficiente.
                Tornar-se mais forte, mais resistente.
                O esforço para tingir um objetivo, fez com que muitos alunos do C.E. José do Patrocínio se dedicassem mais aos estudos, porque a cada ano que passa os professores estão se dedicando mais aos alunos. E a cada ano que passa o CEJOPA nos mostra o valor do estudo.
                O que é professor (a)? É quem nos ajuda a seguir o rumo que escolheremos para o nosso futuro. Quem nos ensina a buscar valores importantes.
                Professores, muito obrigada! Com vocês podemos ganhar experiências com os ensinamentos que a vida nos proporciona.                             
                                       Lisandra Souza Rodrigues (aluna da turma 802- texto escrito na oficina de Letramento)





Estamos diante de um novo ano letivo, novos planejamentos, novas metas a serem atingidas, e estamos contando com a participação de todos. Até o presente momento só tenho a agradecer a grande participação e empenho dos profissionais deste estabelecimento de ensino, uma vez que, estão realizando os projetos e envolvendo os alunos na proposta pedagógica do colégio e isto nos deixa muito felizes e recompensados ao ver o empenho e garra de todos.
Flávia Daniele Rodrigues Lima – Diretora Geral










MOMENTO JORNAL

Essa é a 10ª edição do Jornal CEJOPA Agora/ 2011, registrando um pouco da trajetória do 1º bimestre de uma escola que através dos seus dirigentes, professores, funcionários, alunos e comunidade escolar se empenham todo momento em fazer a escola crescer e acontecer.
O Jornal CEJOPA faz parte do trabalho realizado pelos alunos na Oficina do Programa Mais Educação
Produção: Alunos
Colaboração: professores, coordenadores,monitores, direção e funcionários.
Coordenação: Alexsandra Pitote
e-mail: cejopa2000@yahoo.com.br
Tiragem: 500
Blog: http://jornalcejopaagora.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário