segunda-feira, 17 de agosto de 2009

CEJOPA ACONTECE


SEMANA DO MEIO AMBIENTE NO CEJOPA


Com muitas atividades, como experimentos, filmes, exposições, palestras e visitas, aconteceu a Semana do Meio Ambiente no CEJOPA, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação dos nossos recursos naturais, transformando o despertar em atitudes concretas.
A intenção foi distribuir mudas de conhecimentos, plantar sementes de criatividade e explorar a curiosidade das crianças e jovens para estimular o interesse voltado a refrear o processo de degradação ambiental e resgatar o que for possível daquilo que foi perdido.
Os alunos do 3º ao 5º anos e professores visitaram a Estação de Tratamento de Água- ETA em nosso município, realizaram vários trabalhos e uma grande exposição na escola, enfocando a “Água enquanto Alimento”, e fizeram muita gente pensar que se continuarmos utilizando esse recurso de forma inconsciente daqui a uns 20 anos ou menos, rios e cachoeiras poderão existir somente em nossas memórias. A hora de agir é agora!
Já os alunos da EJA com o projeto “Recriando com o Lixo” realizaram uma exposição utilizando materiais reciclados, mostrando que por detrás do que parecia só lixo havia muita vida útil.

Personalidade


Entrevista com a coordenadora de turno Maria José (Zezé) feita por Rodrigo Visella (relações públicas da Rádio CEJOPA).

Rádio CEJOPA: Quanto tempo trabalha no Estado?
Zezé: 15 anos.

Rádio CEJOPA: O que melhorou na escola desde a sua chegada?
Zezé: A conservação da escola como um todo.

Jornal CEJOPA: Como é a sua relação com os colegas de trabalho e os alunos?
Zezé: Minha relação é ótima com todos.

Jornal CEJOPA: Quais as dificuldades no seu trabalho?
Zezé: Algumas vezes a falta de cooperação.

Jornal CEJOPA: Uma mensagem que gostaria de deixar para nossos leitores.
Zezé: O trabalho feito com amor e cooperação é muito gratificante, por isso continuemos trabalhando como uma grande equipe.

Incentivar os Alunos à Leitura é uma das Metas da Escola


A biblioteca do CEJOPA está funcionando a todo vapor ! O Clube da Leitura conta com mais de 500 novos títulos para sua diversão e aprendizado. Só falta você para enriquecer ainda mais esse intercâmbio de cultura e lazer.
Venha se inscrever e fazer parte desse universo de poesias, crônicas, contos, romances, biografias, ficção científica, teatro e música.

Renata Cury

A Cor da Cultura

Diversas atividades foram realizadas pelos alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental destacando as influências da cultura afro brasileira. Aconteceu exposições de trabalhos e apresentação do Jongo pela Cia Gente de Teatro.
A nação brasileira com sua história de formação e cultura foi muito influenciada pelos negros vindos de África. Suas influências estão em nossa dança, culinária, nosso vocabulário, nossos hábitos, roupas e religião.
Na dança surgiu o chorinho e o samba, ritmos que deram origem a bossa nova; na culinária temos a feijoada e outras delícias. Foram muitas as contribuições para nossa cultura e riqueza de nossa nação.

Daniela Gomes de Souza ( turma:605)

Tô de Olho na Mídia!!!

A “menina dos olhos” da escola – “o Laboratório de Informática”- agora também é visto com carinho por alunos e professores, que estão articulando pesquisas e o prazer em conhecer com atividades práticas. Quando o professor inclui o laboratório de informática em suas aulas, os alunos ficam mais receptivos ao conteúdo. Pois a tecnologia faz parte da vida da maioria de nossos alunos, ao passo que para aqueles que TIC ( Tecnologia de Informação e Comunicação) é novidade, aula no laboratório é a oportunidade de ter acesso ao computador e fazer parte desse mundo digital.
Vemos então professores montando blogs com sua turma, alunos pesquisando para participar de debates em aula, alunos preparando slides para seus trabalhos, e depois na sala de vídeo, com o auxílio do data show, apresentando os seus trabalhos para os colegas e professores.
E com a internet também buscamos resgatar o velho hábito de “ler e escrever cartas”, até então esquecidas, mas revitalizadas pelo correio eletrônico.
E para acompanhar toda essa evolução tecnológica na escola, foi oferecida aos professores uma Oficina de Informática Básica e Uso do laptop, pela professora-multiplicadora do NTE, Karla Fabiani, visando preparar professores para a inserção das TIC's na prática pedagógica.
Alunos e professores estão de olho na mídia!
Judy Tinoco – Orientadora Tecnológica do CEJOPA

A Palavra é Sua


Neste semestre foram realizadas diversas atividades pedagógicas que acrescentaram dinamismo a nossa escola. São projetos como esses que foram realizados por nossos professores e alunos que contribuem coletivamente para a construção de uma escola competente e comprometida com a educação.
Quero parabenizar a todos pelo crescimento do CEJOPA.

Flávia Daniele - Diretora Geral

CHARGE - Rompimento do Dique

COLHENDO OS FRUTOS


Os alunos da oficina Horta: Plantando Saúde, do Programa Mais Educação anda colhendo os frutos do seu empenho. É a horta dando resultados como: rabanetes, alfaces, couves e temperos verdes, que viraram uma grande salada que foi servida durante o almoço aos alunos.
A monitora da oficina Elisângela Beraldi contou aos nossos jornalistas mirins que é interessante ver o comprometimento dos alunos, molhando e cuidado da horta e que a oficina tem despertado a curiosidade de alunos que desejam participar dessa grande empreitada.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

ÁGUA ENQUANTO ALIMENTO



Durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente os alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental do CEJOPA, realizaram diversas atividades e exposições com o tema Água enquanto alimento, uma das programações foi a visitação ao ETA- Estação de tratamento de Água em nosso município.
Conhecer o ETA foi muito interessante porque eu aprendi muita coisa. Aprendi a não demorar no banho e também a colocar um pingo de cloro na água limpa,já tratada. Aprendi também que água é ouro e ouro é muito valioso. Aprendi tudo isso, e que sem água não sobreviveremos, e que se ficarmos três dias sem água não vivemos. Foi muito divertida a visita. (texto da aluna Kecila Alves Carvalho, da turma 501)

DÊ VIDA AO LIXO!



Óleo de cozinha = sabão

Material:
? 2 litros de óleo de cozinha usado
? 350 g de soda cáustica em escama, comprado em lojas de material de construção
? 350 ml de água

Modo de preparo:
1. Use luvas.
2. Ponha a água num balde de plástico reforçado e nela dissolva a soda cáustica.
3. Coe o óleo e coloque-o em um recipiente.
4. Leve-o ao fogo e aqueça a temperatura de 60ºC.
5. Acrescente a soda dissolvida na água e mexa até engrossar (20 a 30 minutos).
6. Despeje o conteúdo em forminhas (ex: manteiga ou iogurte) e deixe secar.
7. Depois de pronto, deixe o sabão descansar por dois dias ou até endurecer.

Lembre-se: A soda cáustica é muito corrosiva. Ao preparar o produto, siga os passos e não abra mão das luvas.

EDUCAÇÃO: CONAE EM FOCO



Em 1º de junho de 2009, realizou-se no Colégio Estadual José do Patrocínio a CONAE /2010, Conferência Nacional de Educação, com a participação dos Diretores, professores, alunos, pais e comunidade, onde foram pesquisados e discutidos os seguintes temas: maioridade aos 16 anos para a prática de crimes; delitos praticados na escola contra o patrimônio público. Qual a punição cabível?; ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) vantagens e desvantagens para o educador. A LDB 9.394/96 onde aborda sobre o 1º seguimento do Ensino fundamental – de quem é a responsabilidade e como ficarão os professores II das escolas estaduais. A orientadora pedagógica Lúcia Estefan juntamente com as coordenadoras pedagógicas Sandra Buchaul, Narla Jane e Ana Lúcia Aquino abordaram esses e outros temas que foram debatidos por todos os presentes.
Segundo o prof. Edmilson Serpa que trabalhou as várias formas de violência, a Conferência atingiu seus objetivos ao possibilitar a reflexão dos alunos quanto á problemática da violência na escola.

Esporte no CEJOPA

A prática esportiva direcionada integra os participantes proporcionando conhecimento e respeito ao próximo, fortalecendo assim a cidadania. Norteados por estas idéias são desenvolvidas no C. E. José do Patrocínio várias modalidades esportivas como: capoeira, Boxe Chinês e Jiu-Jitsu incentivando à prática do esporte envolvendo alunos e comunidade.
Para o professor de Jiu-jitsu Marcio de Freitas Bastos, mais conhecido como Baiano, essa modalidade esportiva que significa arte suave é considerada a luta mais antiga das artes marciais e uma ferramenta muito importante não só para a manutenção da saúde e da estética corporal como também para socialização do indivíduo, pois o jiu-jítsu não se limita apenas em uma arte marcial, é também uma filosofia de vida que influi positivamente no comportamento de cada praticante.

SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO





Quantas vezes você já não leu essa frase? Inúmeras aposto! Na verdade estamos vivendo um verdadeiro big brother na vida real.
O CEJOPA também entrou na onda das câmeras, agora em vários lugares há uma delas com um cartaz com um símbolo de um rostinho amarelinho sorridente, com os dizeres: Sorria, voc está sendo filmado. Agora as travessuras estão sendo monitoradas. Tudo bem é uma questão de segurança, mas sorrir para algo que está te vigiando é no mínimo estranho, não?
Não adianta fugirmos, em todos os lugares há uma delas captando nossa imagem. No início olhamos desconfiados, ajeitamos os cabelos, olhamos de um lado para o outro e procuramos por aquelas que estão nos observando. Qualquer um de nós tem essa reação. Faz parte de nós, não adianta negarmos. Podemos até não sorrir, como pede o aviso, mas que vamos querer ficar bonitos na imagem, isto vamos. Afinal, o que a câmera vai pensar de mim?
(Alexsandra Pitote)

RECRIANDO COM O LIXO





Você está fazendo a sua parte para minimizar o despejo de lixo na natureza?
Os alunos do CEJOPA sim!
Coordenados pela professora Suzana Maria, os alunos da Educação de Jovens e Adultos mostraram com muita criatividade que a preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. O motivo é simples de entender. Nos dias de hoje, quem vive em áreas urbanas produz, em média, 1 quilo de lixo por ano. Aí se incluem materiais que são tirados da natureza, como papéis, plástico, vidro e alumínio, e que podem muito bem ser reaproveitados - em vez de serem simplesmente jogados em aterros sanitários e se transformar em poluição.
Segundo a professora com o projeto espera-se sensibilizar a comunidade escolar no intuito de modificar sua postura e com isso utilizar as propostas apresentadas como parâmetros para aumentar a renda familiar, é tão simples transformar entulho em produtos úteis. Isso sem contar que, ao reciclar, você minimiza os danos ao meio ambiente. É a tal filosofia dos Três RS: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. E você, está esperando o que?